Lakers Brasil
Artigos

Porque não um armador?
- Atualizado por:André Paschoal em 06/&mes/2009
Voltar

Há um certo tempo venho notando nos comentários postados por nossos usuário uma opinião quase unânime: a obrigação de contratar um armador de ponta. Por um bom tempo, esse desejo por partes dos torcedores fora um pouco mais contido. Contudo, após as transações dessa offseason, com o reforço de alguns times, esse desejo tem se tornado cada vez maior.

Obviamente com todo o respeito a opinião de vocês, algo que engrandece o site com certeza, venho através deste artigo discordar da grande maioria. Espero que através de meus argumentos poder convencer alguns ou pelo menos mostrar um outro ponto de vista. Claro, depois de tudo ficarei muito satisfeito em ler a opinião de vocês, seja concordando, seja discordando. Sintam-se a vontade, como sempre. Vamos então ao que interessa.

De maneira bastante direta, enquanto Phil Jackson estiver no comando do Lakers, o time não precisa e, muito provavelmente, não terá um armador de ponta ou um armador all-star. Isso se deve ao esquema de jogo seguido por Jackson, o triângulo ofensivo.

Phil é o único treinador na NBA a usar integralmente este esquema. Sabendo um pouco da faixa etária de nossos usuários, creio que muitos (assim como eu) não acompanharam de perto a trajetória do Bulls de Michael Jordan, Scottie Pippen e ele, Phil Jackson. Mas por meio de vídeos e de boas leituras, não é difícil perceber que Phil Jackson nunca ganhou nada com um armador all-star. A seguir, segue uma lista dos principais armadores que ganharam títulos com Phil Jackson, tanto no Bulls, quanto no Lakers.

*John Paxson (Bulls)
*B.J. Armstrong (Bulls)
*Steve Kerr (Bulls)
*Ron Harper (Bulls)
*Tyronn Lue (Lakers)
*Derek Fisher (Lakers)
*Brian Shaw (Lakers)
*Lindsey Hunter (Lakers)

Vendo essa lista, percebe-se que poucos são jogadores de calibre all-star. Muitos inclusive são desconhecidos de muita gente, muito longe de serem armadores de ponta. Mas, com Phil Jackson eles funcionaram melhor do que funcionariam muitos armadores de ponta.

Isso se deve porque no triângulo ofensivo, o armador não tem a função de armar o jogo. E que armador all-star gostaria de passar a maior parte do jogo sem ter a bola em mãos? Posso citar um exemplo claro disse. Gary Payton, em 2004, não funcionou com Phil Jackson, chegando a tornar-se público seu descontentamento com o estilo de jogo que fazia parte. E vejam que estamos falando de um dos grandes armadores da história.

O que tem que ter o armador para atuar com sucesso neste esquema? Um bom chute de três e uma boa defesa são características importantes para esse papel, além de falta de vaidade, pois ele não será a principal peça do time. Entre alguns comentários que li, os nomes de Paul, Arenas, Kidd foram citados entre outros que já não me lembro muito bem. Mas a pergunta é, será que dariam certo? Obvio que se tratam de grandes jogadores e poderiam sim dar certo, mas na minha modesta opinião, seria uma contratação de risco. Muito dinheiro e a incerteza se eles se submeteriam ao esquema me fazem ter receio de uma negociação como estas.

Jason Kidd, desses três que citei talvez desse muito certo em função de suas características. Mas ele mesmo já declarou nesses últimos dias que quer guiar um time ao título e não apenas fazer parte de um time campeão. Então, será que ele se sentiria bem jogando nos padrões de Phil Jackson? Até porque não seria Phil que cederia primeiro.

Entrando mais especificamente no elenco atual, acho sim válida a contratação de um outro armador pelo simples motivo da idade de Fisher ser um pouco avançada. Nomes para a contratação ainda não tenho em mente, teria que parar e analisar melhor o desempenho dos armadores dos outros times, algo que não fiz muito nesta última temporada. Mas por exemplo, gostei da participação de nosso Shannon Brown nos playoffs. Ainda acho que não dá para ele ser nosso titular, mas quem sabe no futuro? Deron Willians seria outro que acredito que daria certo, mas mais uma vez teria que ver como ele iria lidar com a questão da vaidade.

E por falar em futuro, outra questão torna muito complicado um pensamento concreto sobre isso. Por quanto tempo ainda teremos Phil Jackson? Um ano? Dois? Tudo isso torna muito complexa a situação. No momento, algum armador com as características necessárias para o triângulo sem ter um contrato muito caro seria o ideal para o Lakers. Mas ainda assim, não vejo essa contratação como fator determinante para um próximo título. Ainda acho que a renovação de Odom e uma peça importante para o banco já seriam suficientes para mais um anel.

Espero que eu tenha conseguido passar meu ponto de vista ( que creio ser o mesmo dos meus companheiros de site). Novamente, sinta-se a vontade para expressar sua opinião.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


COMENTÁRIOS


Login: Senha:        

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

JoaoGondim [ 09/01/10 | 04:09 ]
Não acho que o Triângulo vá embora quando Phil for. Acho que enquanto Kobe jogar no Lakers, o esquema continuará, sendo um dos assistentes (Brian Shaw, provavelmente) que vai assumir quando PJ sair. O Lakers não vai pegar nenhum PG famoso. Jason Kidd, Deron Williams, impossível. Seria ótimo tê-los no time, mas eles não vão ser trocados. E mesmo que fossem, nós não temos nada pra oferecer que atraísse os seus respectivos times. Bynum? Acho que ele ainda precisa provar que merece o novo contrato. Não precisamos de um PG all star. Precisamos de um PG decente. Das características que você colocou sobre o armador ideal do triângulo, nosso armador não possui nenhuma. Fisher não defende ninguém, qualquer armador com um pouco de velocidade passa por ele, e o arremesso de 3 que foi sua maior qualidade durante a carreira aparentemente o abandonou nessa temporada. Mudanças nessa temporada são difíceis, eu acho, mas uma troca interessante seria com o Chicago pra tentar trazer Hinrich. Defende e chuta bem de 3. Mas não é só isso que precisamos. Nosso banco continuaria péssimo. O garrafão está exposto agora que não temos Gasol, Mbenga e Powell são horríveis. Precisamos de um Varejão, por exemplo, que faça o trabalho sujo, não se importe de pontuar (pra ver até se essa mentalidade pega, especialmente no nosso pivô número 17). Contratar alguém que gere ataque do banco também seria interessante. Jerry Stackhouse é free agent. Sempre foi um pontuador-nato, e ainda deve ser útil pra alguns minutos por jogo. Pior que Sasha ele não deve ser. Wally Szczerbiak também é free agent, podiamos dar-lhe uma chance. Também sempre foi bom arremessador, apesar de não defender, poderíamos usá-lo no lugar de Sasha, que nem defende nem arremessa. Infelizmente acho difícil contratar alguém, sem ser troca. Buss já está pagando muito pra esse time.
Gabriel Floriano [ 21/12/09 | 08:31 ]
Todos os Armadores que o Phil treinou tinham aqueles jogadores que decidiam o jogo quando estavam com a bola na mão como o Aloisio disse os Bulls tinham Pipen e Jordan , o Lakers tinha Kobe e Shaq e agora o Fisher tem o Kobe e o Gasol e agora o Artest
GIUJACKSON [ 20/10/09 | 19:10 ]
MAS, LEMBRANDO QUE NOS ANOS 80 (MELHOR ÉPOCA DA HISTÓRIA DO LAKERS), NOSSO TIME GANHAVA TUDO (BEM MAIS DO QUE NESSA DÉCADA), QUEM ERA O MELHOR E PRINCIPAL JOGADOR DA EQUIPE, HEIN? JUSTAMENTE UM ARMADOR PRINCIPAL - MAGIC JOHNSON.
aloisio [ 11/08/09 | 17:25 ]
Vocês estão se esquecendo de que todos estes armadores tinham no time Jordan, Pippen, Kob e Shaq para ttraçar a hipotenusa.
RonaldoLakers [ 20/07/09 | 21:52 ]
Shannon Brown realmente foi uma ótima contratação e que bom q renovou o contrato! Já o Deron Willians é um ótimo nome como reforço tb... GO LAKERS GO!!!
RonaldoLakers [ 20/07/09 | 21:47 ]
Jason Kidd se enterrou... jamais será campeão no timeco amarelão que ele joga... Só seria campeão no Lakers, no Celtics ou em outro time de ponta... perdeu a chance de vir pro Lakers e ganhar um caneco... Eu sempre gostei do jogo do Arenas, e seria uma ótima contratação, mas teria q se encaixar no tringulo... é justamente a idade do Fisher q me preocupa... sempre gostei muito dele, mas precisamos de um reforço pra posição dele... Mas se manter o Odom e com a chegada do Artest, creio q seremos novamente campeões sem a vinda de outro armador... GO LAKERS GO!!!
joaopedrohlopes@hotmail.com [ 13/07/09 | 12:39 ]
eu n queria um armador all star, só queria um armador mais jovem, n é possivel q nenhum armador da NBA se encaixe no triangulo
Rodrigo [ 07/07/09 | 22:22 ]
Perfeito André! Falou tudo que eu penso sobre o assunto, e vou além, o Derek Fisher é o armador perfeito pro triângulo. Pode não ser mais o mesmo de outros tempos, mas ainda é um cara que encaixa no time e não te deixa na mão, como vimos na final desse ano. Eu ficaria com ele até ele se aposentar, nunca teve nenhum problema fisico na carreira, ainda tem lenha pra queimar. E como vc lembrou muito bem, a unica vez que o P-Jax fugiu a regra foi com o Payton e foi aquele desastre. Sem falar em termos salariais, só no NBA Live pro Lakers contratar um armador "de ponta" agora, principalmente se quer (e deve) renovar com o Odom.
PATO [ 07/07/09 | 14:53 ]
Primeiro: renovar com o Odom. O mais importante agora é isso. Não importa se demore 2 semanas. O mais importante é a renovação com o Odom. E concordo com o Arroz_. Temos que ver armadores que não sejam ídolos em suas franquias. Hoje o mais indicado seria o Kirk mesmo. Está quase fora dos Bulls e é um Shooting guard! Fisher está 99%, em 2010, com os Lakers. E não vejo coisa ruim nisso. É um ótimo armador, experiente e conhece o PJAX com o seu triângulo infalível. Morrison, quero que volte logo. Farmar está 90% fora dos Lakers, infelizmente. No mais... GOOOOOOOO LAKERRRSSSSS!
vascobgs [ 07/07/09 | 13:36 ]
Caro André Paschoal, foi excelente sua análise, trouxe maior compreensão sobre o triângulo, Phil e a função do armador em nosso time. Quero pontuar que todos os armadores All-Star almejados, acredito que o Arenas seja o melhor, pois é um atirador nato, mas duvido que o Wizards tenha interesse de negociá-lo. Fora dele colocaria um ala-armador muito técnico que passa bem chuta melhor ainda, que é Rudy Fernandez. Outra opção já mencionada por companheiros aqui do site é Kirk Hinrich que tem bom arremesso de três, e o Bulls talvez não o queira, após a possível contratação de Wade em 2010. Esse ano teremos que nos contentar com Fisher mesmo.
ARROZ_ [ 07/07/09 | 00:31 ]
Eu sou totalmente a favor da contratação de um armador novo !! Mas também acho um completo absurdo quando as pessoas falam aqui em Arenas, CP3 etc... O Lakers precisa de um armador estilo Jason Kidd, que passa mais que arremessa, pega rebotes, joga físico e defende... Mas é claro que a renovação de Odom vem primeiro, e certamente não sobrará mais dinheiro para contratar mais ninguém, e lendo o post percebo que talvez nem precisemos...
dglhp [ 06/07/09 | 21:43 ]
A gente tem q desencanar da contratação de um armador novo, prioridade maxima é a renovação do Odom. Vamo de Fisher q ta dando certo.
Lotus [ 06/07/09 | 20:38 ]
pro nosso jogo fluir, o armador tem q jogar com Shooting Guard (q eh oq o Fisher faz!). Não adianta a gente ter um CP3 nas nossas mãos se ele não se encaixar no nosso sitema d jogo. Se o proximo treinador do Lakers optar por não usar o Triângulo Vitorioso, daí sim seria um otima saída contratar um all-star. PRA MIM FISHER EH LAKERS E LAKERS EH FISHER!!! GO LAKERS GO!
Emir [ 06/07/09 | 19:36 ]
Prezado André, concordo com vc. Realmente o Phil não gosta de trabalhar com armadores renomados e nem com armadores novatos. Ele prefere a experiência acima de tudo, principalmente nessa função. Lógico que temos armadores experientes e de excelente nível, mas qual deles se sujeitaria a ficar fora do jogo, como todos esses que você citou? Muito poucos. Acho que um armador experiente e sem vaidades como vc disse seria bom pra revezar com o Fisher e com o Brown. Acho que o Farmar não vai ficar, haja vista a Diretoria já ter tentado negociá-lo. Acho tb que deveríamos ter mais um jogador alto, Mbenga não é o mais adequado. Só não sei se eles (Mitch e Cia) pensam assim. Só peço pra vc consertar o seu texto, pois o Ron Harper tb foi campeão pelo Lakers.

Untitled Document
ÚLTIMO JOGO
Quarta, 16 de Abril de 2014

Los Angeles Lakers

113 x 100
 
5º na Divisão do Pacífico: 27 - 55
Draft 2014-2015: 6ª escolha
2 vitórias seguidas
Últimas 10 partidas: 2 - 8
Jogos em casa: 14 - 27
Jogos fora de casa: 13 - 28
Próximos JogOS
Pré temporada - Outubro de 2014
 
Estatísticas
Pontos
Nick Young
17.9
pontos por partida

Rebotes Pau Gasol 9.7
Assistências K.Marshall 8.8
Roubadas Jodie Meeks 1.4
Tocos Pau Gasol 1.5
FG% Jordan Hill 54.9%
3pts% J.Farmar 43.8%
 
Classificação
Conferência Oeste
1 Spurs (62-20) 6 Warriors (51-31)
2 Thunder (58-23) 7 Grizzlies (50-32)
3 Clippers (57-25) 8 Mavs (49-33)
4 Rockets (54-28) 9 Suns (48-34)
5 Blazers (54-28) 14 Lakers (27-55)

Conferência Leste
1 Pacers (56-26) 6 Wizards (44-38)
2 Heat (54-28) 7 Bobcats (43-39)
3 Raptors (48-34) 8 Hawks (38-44)
4 Bulls (48-34) 9 Knicks (37-45)
5 Nets (44-38) 10 Cavs (33-49)

Classificado para os Playoffs