Espalhe!
  • Bate Papo 0

    Vai chegando esta época do ano e nós, torcedores do Lakers, além de ser um mero espectador dos Playoff’s, ainda fica preocupado com aquela velha questão que nos assombra nos últimos anos. Fica com a escolha ou perde a escolha? Ficando com a escolha, faz uma troca por um jogador mais renomado? Ou aposta em um novato que pode virar um fora de série? Enfim, a gente vem discutindo estas alternativas com mais intensidade recentemente e isso deve continuar até o dia do Draft, marcado para acontecer dia 22 de junho.

    Quando chegarmos nesta data, provavelmente o Lakers já tenha um plano por saber com antecedência se ficou ou não com a escolha, afinal, o sorteio da loteria do Draft acontece amanhã, dia 16 de maio. Para que nós possamos ter uma boa noção do que se trata e como funciona esta loteria, que tal acompanhar uma explicação de como funciona o sorteio que define a ordem dos times para escolher os futuros novatos da Liga? Tentaremos explicar isso da forma mais objetiva possível, vamos lá!

    Dos 30 times da Liga, a NBA faz um sorteio para determinar as 3 primeiras escolhas entre as 14 equipes que não foram para os Playoff's. Do 15º até o 30º colocado, é a campanha (sem sorteio) que define a ordem, ou seja, o time com a melhor campanha fica com a 30ª escolha.

    No sorteio dos outros 14 times, são posicionadas 14 bolas em uma máquina, numeradas de 1 a 14. São possíveis 1001 combinações com estes números, mas a NBA somente utiliza 1000. No primeiro sorteio sai o time que terá a 1ª escolha e assim por diante até a 3ª. Uma vez que estão definidos os 3 primeiros, o restante da ordem até a 14ª posição é feito por ordem de pior campanha. O sorteio em si não é transmitido ao vivo, apenas o resultado. As bolinhas passam por auditoria da empresa Smart Play Company.

    Para dar mais oportunidades aos piores times para que fiquem mais competitivos para a próxima temporada, a NBA distribui as combinações da seguinte forma, entenda como o primeiro lugar = pior time (250 combinações), segundo lugar = segundo pior time (199 combinações) e assim por diante:

    1º = 250
    2º = 199
    3º = 138
    4º = 137
    5º = 76
    6º = 75
    7º = 43
    8º = 28
    9º = 17
    10º = 11
    11º = 8
    12º = 7
    13º = 6
    14º = 5

    Quando a máquina começa a girar, a sorte está lançada. Após os primeiros 20 segundos sai a primeira bolinha. Depois de 10 segundos a segunda. Mais 10 segundos depois a terceira. Outros 10 segundos após, a quarta e última bolinha.

    Desta forma fica claro que o time que tem a pior campanha tem a maior quantidade de combinações e desta forma tem mais chances de ser o 1º. É claro que isto não garante nada, pois a sorte entra em cena às vezes. O Chicago Bulls escolheu Derrick Rose na 1ª posição em 2008 com apenas 17 combinações à disposição, algo muito difícil, mas que pode acontecer.

    Todo time, em teoria, sempre terá direito à uma escolha na primeira rodada, sem contar que temos ainda uma segunda rodada, da 31ª escolha até a 60ª, esta rodada não tem sorteio, o critério de ordem de classificação é a campanha também. O pior time tem a 31ª e assim por diante. Os times podem fazer trocas destas escolhas entre si, seja uma troca pura de escolhas ou envolvendo jogadores (que já participam da NBA) mesmo antes do Draft acontecer. Trocas também são permitidas no dia do Draft.

    E se algum time estiver empatado na campanha com outro time? Se dois times, por exemplo, estiverem empatados com a 9ª pior campanha após o sorteio, eles recebem a metade cada um da soma de combinações provindas da 9ª e 10ª posição. Se este número não for um número inteiro que cada um receberia desta divisão, por exemplo, fosse 14,5, aí então é decidida na famosa cara ou coroa o time que receberá a combinação extra. O time vencedor ficaria com 15 combinações e o perdedor 14. Este processo da moeda é feito para os times que estão fora da zona do sorteio, ou seja, além da 14ª posição.

    Fique ligado e não deixe de acompanhar diariamente o Lakers Brasil para saber sobre toda a cobertura do evento da loteria do Draft amanhã, 16 de maio e também o evento principal que vai nos mostrar os futuros calouros da próxima temporada da NBA em 22 de junho. 

    Quando: 16 de Maio

    Horário: 21h

    Transmissão: NBA TV

    Fala aí!