Espalhe!
  • Bate Papo 0
    Rodrigo Medeiros

    30 de Dezembro de 2017 por Rodrigo Medeiros

    O Lakers é o pior time com aproveitamento na linha dos lances livres, com apenas 69.2% de aproveitamento, sendo o único time com aproveitamento abaixo dos 70%. O Lakers é o 7º time que mais cobra lances livres por jogo, com 23.8 cobranças e acerta apenas 16.5 dos arremessos, desperdiçando aproximadamente 7 pontos por jogo. E esses pontos desperdiçados em alguns jogos tem sido crucial para as derrotas.

    Durante o primeiro período, o time Angelino tem 2º pior aproveitamento com 66.7%, a frente apenas do Charlotte Hornets, que tem 66.2% de aproveitamento. Ainda analisando o primeiro período, o Lakers cobra em média 4.1 lances com 2.8 de acertos.

    Já no segundo período, o Lakers registra 70.4% de aproveitamento, o 2º pior time, agora na frente apenas do Sacramento Kings. Dos 5.3 lances livres que o time cobra, converte 3.7, sendo esse o período em que registra o 2º melhor aproveitamento no fundamento.

    E é no 3º período que temos o melhor aproveitamento, com 71.7%, sendo 4º pior time nesse fundamento, cobrando em média 6.6 arremessos e convertendo 4.8. Porém no último período, o time registra sua pior média, com 67.4% de aproveitamento, cobrando em média 7.4 lances livres e convertendo apenas 5.
    O fato de o time ir mal nesse tipo de fundamento já foi até mesmo motivo de críticas por parte de Kyle Kuzma e do técnico Luke Walton. Recentemente, ambos criticaram o time pela quantidade de pontos desperdiçados e que no final do jogo fizeram muita falta ao time Angelino.

    Pela análise dos aproveitamentos por períodos, e com base em outros fundamentos já analisados aqui no LABR, notamos que o período em que o time registra os piores fundamentos é sempre no último.

    O fato de o time ser jovem é uma “justificativa” para esses erros, outra seria “apenas” a falta de treino em um fundamento básico, no qual deveria ter aproveitamento próximo dos 80% no mínimo. Ora, não podemos desperdiçar tantos pontos na linha do lance livre da forma como estamos desperdiçando, desse jeito, fica difícil fechar e vencer jogos.

    OS NÚMEROS DOS PRINCIPAIS JOGADORES

    O jogador com o melhor aproveitamento nos lances livres é Jordan Clarkson, com 77.8% e cobra em média 2.3 lances livres por jogo. Com mais de 70% de aproveitamento estã0 Kyle Kuzma, com75. 7%, Brook Lopez, com 75.3% e KCP, com 73.2%. E abaixo de 65% de aproveitamento estão Larry Nance Júnior, com 61.4% e Lonzo Ball com pífio 48%.

    Brandon Ingram, que é o jogador que mais cobra lances livres por jogo, com 5.4 de média, converte apenas 67.1%, precisando melhorar urgentemente nesse aspecto. No 4º período, Ingram é ainda pior, com 63% de aproveitamento, justamente no momento que o time mais precisa desses pontos.

    O QUE FAZER?

    Como já foi dito por Kyle Kuzma, o time não pode desperdiçar tantos pontos assim na linha do lance livre e consequentemente perder jogos. E para melhorar nesse fundamento básico, o time precisa treinar mais, ter força de vontade, se concentrar nos jogos, principalmente nos momentos decisivos.

    “Apenas converter lances livres. Todo jogo ficamos próximos. Se nós convertermos os lances livres, nós vencemos.@KyleKuzma

    Os jogadores deveriam ter um pouco da “Mamba Mentality” e treinarem e muito os lances livres, se esforçarem até conseguirem acertar próximo dos 80%. Ora, os jogadores só vão melhorar a partir do momento que começarem a treinar e muito, e isso têm de partir do técnico Luke Walton, que já deu declarações de que irá cobrar dos jogadores uma melhora no fundamento. Enquanto isso não ocorre, o Lakers vai sofrendo com o baixo aproveitamento.

    Fala aí!