Espalhe!
  • Bate Papo 0
    Ricardo Romanelli

    04 de Janeiro de 2018 por Ricardo Romanelli

    Dando continuidade a nosso especial onde resgatamos jogadores que fizeram história na franquia, chegou a vez de falarmos de um dos maiores coadjuvantes da era Kobe-Shaq: o ala Robert Horry.

    O jogador chegou ao Lakers em 1997. Bicampeão com o Houston Rockets em 1994 e 95, o ala-pivô era um jogador a frente de seu tempo. Defensor versátil e exímio chutador de três pontos numa época em que a maioria dos atletas da posição era só força bruta, Horry era o parceiro de garrafão perfeito para Shaquille O'Neal.

    Para obtê-lo, o Lakers trocou Cedric Ceballos, um ala bastante querido pela torcida. Horry vinha de uma passagem desastrosa pelo Phoenix Suns, que decidiu trocar o atleta depois que ele atirou uma toalha no treinador Danny Ainge durante uma briga. Por estes dois fatores, ele chegou ao Lakers debaixo de olhares desconfiados do torcedor, mas isso logo mudou.

    Horry foi peça importantíssima para a conqusita do tricampeonato entre 2000 e 2002. Ele ganhou a alcunha de "Big Shot Bob" por sempre converter arremessos decisivos em jogos importantes.

    O mais importante deles veio em 2002, na final do Oeste contra o Sacramento Kings. Na época, o Leste estava num nível muito abaixo, então a final do Oeste entre Lakers e Kings era considerada a final antecipada da liga. Os times vinham cultivando uma rivalidade bastante acirrada nos anos anteriores, que culminou com esta série épica. Depois que o Lakers estava perdendo a série por 2 a 1, uma vitória no jogo 4 em Los Angeles era crucial. Caso perdesse, o time jogaria a próxima partida em Sacramento com o Kings podendo fechar a série.

    A partida foi disputadíssima. Com 11,8 segundos no relógio, O Lakers perdia pelo placar de 99 x 97. Na última posse de bola, Kobe e Shaq erraram arremessos consecutivos, e a bola espirrada sobrou para Horry, que estava posicionado na linha de três pontos, de frente para a cesta. Ele converteu a bola de três no estouro do cronômetro, dando ao Lakers a vitória por um ponto. O time viria a ganhar a série em 7 jogos, e depois varreria o New Jersey Nets na Final da NBA para conqusitar seu terceiro título consecutivo.

    Resultado de imagem para robert horry

    Horry ficou no Lakers até o final da temporada 2002-03, quando seu contrato expirou. Com a chegada de Karl Malone para a temporada seguinte, ele decidiu assinar com o San Antonio Spurs para ter mais tempo em quadra e ficar mais perto da família, que vivia em Houston. Ele viria a ganhar ainda mais dois títulos da NBA com a equipe texana, em 2005 e 2008.

    Estes títulos, somados aos cinco com Rockets e Lakers, fazem dele o único jogador a ganhar sete vezes um anel de campeão sem ter sido membro da dinastia do Boston Celtics nos anos 60 que ganhou 11 anéis sob o comando de Bill Russell.

    Pelas glórias e arremessos importantes, Horry sempre foi um dos jogadores preferidos da torcida do Lakers durante suas sete temporadas com a equipe, e é o nosso homenageado de hoje.

    Perfil

    Nome: Robert Keith Horry

    Nascimento: 25 de Agosto de 1970

    Carreira: 1992-2008

    Times: Rockets, Suns, Lakers e Spurs

    Prêmios

    7 títulos da NBA

    NBA All-Rookie 1992-93

    Estatísticas (Lakers)

    Pontos: 6.3

    Rebotes: 5.5

    Assistências: 2.2

    3 pontos FG: 32.5%

    Fala aí!