Espalhe!
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    02 de Março de 2021 por Renato Campos

    nba_3_pontos_que_estao_fazendo_o_lakers_funcionar_enquanto_anthony_davis_esta_de_fora

    Durante o período que marcou a sequência de quatro derrotas do Lakers, o técnico Frank Vogel tentou fomentar um pouco de energia otimista. A organização antecipou que sua profundidade sofreria golpes após uma offseason acelerada e os protocolos COVID-19 que prometiam tirar jogadores com pouco ou nenhum aviso. O Lakers acabou de enfrentar um pouco de cada coisa em um curto espaço de tempo.

    Sem os titulares Anthony Davis e Dennis Schröder, houve uma queda que, mesmo que os torcedores vissem isso como desespero e fragilidade no elenco, os que estão dentro da franquia o viam como uma característica inevitável. Agora, com vitórias consecutivas contra equipes da Conferência Oeste, o Lakers parece ter voltado ao seu eixo.

    “Entramos em um pequeno período de ajuste”, disse Vogel. “Continuamos trabalhando, seguindo nossos princípios, fazendo ajustes sutis e, obviamente, ter Dennis de volta realmente nos ajudou. E foi ótimo ver. ”

    O que colocou o Lakers de volta nos trilhos sem Anthony Davis? Aqui está uma olhada nas mudanças que definiram como eles começaram a mudar as coisas:

    Impacto de meia-quadra de Schroder

    Uma forma simplista de medir o jogo de Schröder é notar que nos sete jogos consecutivos que o Lakers disputaram sem Davis, o time tem campanha de 3-0 quando Schröder está em quadra e eles derrotaram os adversários por 37 pontos em 87 minutos.

    Schroder não é o melhor defensor do Lakers, ele não é o melhor jogador de transição, ele não é o seu melhor atirador ou passador. Mas ele tem um impacto estabilizador no ataque de meia quadra. O site de estatísticas Cleaning The Glass o classifica como o segundo Laker mais impactante em trabalhos de meia-quadra. O Lakers marca 8,9 pontos a mais por 100 posses em sua meia-quadra de ataque quando ele está presente. Pontuadores semelhantes que têm esse tipo de impacto incluem Trae Young do Hawks e Ben Simmons do Sixers - jogadores de nível All-Star.

    Parte do que torna Schroder tão impactante é a hábil simplicidade de como ele ataca. Ele geralmente é mais rápido do que o jogador que o defende e, por meio de uma série de dribles, pode criar boas posses ao chegar ao aro com seu passo rápido. Mesmo que ele esteja arremessando apenas 1 de 6 na faixa de 3 pontos nos três jogos recentes sem AD, sua velocidade cria uma vantagem que se traduz em um bom posicionamento até cesta ou uma ótima chance de arremesso.

    Mas Schröder também tem um efeito passivo de dar a LeBron James e a outros manipuladores de bola mais descanso. James teve apenas nove turnovers nesses três jogos com Schröder, comparado com os 20 nos quatro jogos em que ele e Davis estiveram de fora.

    Markieff Morris como titular. Kyle Kuzma vindo do banco

    No início da temporada, Vogel disse que via Kyle Kuzma claramente como o "sexto titular" do Lakers e nas noites em que Davis poderia estar fora, Kuzma era quase uma regra para ser o titular. Isso mudou recentemente, e a explicação de Vogel é que, quando Morris começou contra o Utah Jazz, a esperança era ter Jared Dudley como o décimo homem. Dudley realmente não tem estado na rotação desde então, mas Vogel deu a entender que o ajuste com Kuzma e James na defesa não era tão confortável.

    "Quando Anthony saiu, nossa primeira ideia foi jogar com Kuz e 'Bron meio que defendendo o ala de força adversário", disse ele. “Não começamos bem. Havíamos perdido três seguidas e quatro jogos de cinco, então queríamos olhar 'Kieff como titular. ”

    Morris tem sido em grande parte um espaçador no ataque do Lakers: 77 de suas 129 tentativas de arremesso nesta temporada foram de 3 pontos, embora ele esteja atirando apenas 30 por cento de lá até agora. No entanto, durante seu tempo como titular, ele foi um pontuador mais eficaz em diferentes partes da quadra.

    “Para mim, jogar com LeBron é precisar jogar rápido”, disse Morris. "Eu sei que no início dos jogos, ele gosta de sentir o jogo, então eu trago aquela energia no início. É isso que estou tentando fazer."

    Em uma amostra reconhecidamente pequena dos últimos sete jogos sem Davis, James e Morris tiveram um Net Rating de +15,6 (101 minutos) contra um Net Rating de James e Kuzma de +5,6 (133 minutos). Tirar Kuzma do banco também permite que ele enfrente os defensores da segunda unidade e, potencialmente, acrescente mais jogadas nos minutos em que James está fora. Como sempre, é uma meta difícil continuar vencendo quando James está no banco, e o Lakers ainda esta claramente procurando o ponto ideal pra isso.

    LeBron na defesa

    Os últimos dois jogos o Lakers segurou um par de ataques de alta capacidade abaixo de 100 pontos, e James teve uma grande atuação defensiva em ambas as apresentações, com seis roubos de bola e cinco tocos em seus 60 minutos. Há sombras de Playoffs em LeBron nestes momentos, em parte porque o Lakers tinha uma boa compreensão de seu plano de jogo defensivo contra o Portland e seu plano de jogo para Steph Curry é semelhante ao que eles tentam fazer contra Damian Lillard.

    A intensidade tem um impacto óbvio. De acordo com os dados de rastreamento da NBA, James só permitiu 6 arremessos de 19 nos últimos dois jogos, quando estava defendendo quem tivesse com a bola. As rotações que ele ajudou a gerar também falam de seu estudo e expectativa.

    “Eu apenas estive um pouco mais ativo, você sabe, tentando estar na posição certa para que isso beneficie nossa equipe, beneficie a mim mesmo”, disse James. “Isso ajudou nossa equipe. Eles também me ajudaram. Definitivamente, não fiquei a vontade perdendo essa série de jogos. Portanto, é meu trabalho descobrir o que será melhor para nossa equipe. ”

    Sua atuação de defesa na destruição do Warriors foi convincente o suficiente para que Kuzma levantasse uma campanha no Twitter: “Retuíte para @KingJames no All-Defensive Team”. James não faz parte desse time desde 2014, mas mais de 20.000 seguidores no Twitter retuitaram Kuzma.

    O técnico do Warriors, Steve Kerr, pode estar na categoria dos que acreditam nisso.

    Veja em seguida: Lakers pode ter problemas em manter Alex Caruso no elenco

    “LeBron é um gênio defensivamente: ele pode estar no meio da quadra e saber o que está por vir”, disse ele. “Eles fizeram um bom trabalho sendo físicos. Não conseguíamos fazer lances no garrafão de jeito nenhum, e isso meio que nos tirou de tudo que fazemos normalmente. ”

    Para o Lakers, parecia um passo necessário para voltar ao normal.

    Fala aí!